sábado, 22 de janeiro de 2011

"No Mundo do Entretenimento, há Cher e então há todo o resto."



Título grande, sim, porém necessário.
Você, que está lendo essa postagem, prestou bastante atenção nesta citação? Pois bem, ela foi feita pelo The New York Times, há alguns anos atrás.

Hoje o mercado da música é muito competitivo, e entre as áreas de maior destaque,com certeza está a música pop.No cenário feminino temos Lady GaGa, Katy Perry, Ke$ha, Britney Spears, e é claro, Madonna.Não são essas ou alguma dessas que você pensa quando vem á cabeça "pop music"? Com certeza, todas devem muito á Cher que traz em sí o pioneirismo de caracteristicas fundamentais no pop de hoje.


Para ir em busca dessa prova, vamos fazer juntos, uma viagem no tempo, de volta á quase 65 anos atrás, mais precisamente em 1946, ano em que nascia Cherilyn Sarkisian LaPierre, a Cher.

Os Primeiros Anos de Cherilyn

Click to view full size image

Baby Cher


El Centro, California,cidade natal de Cher

Em El Centro, uma pequena cidade da California, nasceu dia 20 de maio, uma garotinha bochechuda que carregava nada menos que seis descendências (inclusive cherokee).Seus pais, que se casaram 5 vezes, eram John Sarkisian, um caminhoneiro armênio e Georgia Holt, uma garçonete aspirante á modelo e atriz.
Durante toda sua passagem pela escola, nunca fora boa aluna.Isso porque sofria de dislexia,diagnosticada somente 30 anos depois. Cherilyn via sua mãe e ficava encantada com seu talento, querendo como muitas garotas naquela época mudar-se parar Hollywood para ser famosa, até porque não seria a escola que a impediria.Á somar, sua vida com a mãe e a irmã nao era fácil.Viviam passando dificuldades e a vontade da menina teria tudo para vir a calhar.
Dito e feito! Com 16 anos, no comecinho dos anos 60, Cher foi para Los Angeles.Ela tinha pouco dinheiro e vivia na miséria, trabalhando como empregada doméstica para pagar o aluguel do seu apartamento.Foi quando, numa cafeteria, conheceu Sonny Bono, um rapaz que estava começando a se firmar como celebridade local na L.A. dos anos 60.



Cher e Sonny e Sonny & Cher


Click to view full size image
Cher e Sonny

Sonny foi o primeiro quem viu em Cher a chance dela tornar-se cantora.A garota ja naquela época tinha sua voz grossa,caracteristica que a marcaria dalí pra frente.Eles dividiam o quarto,mas dormiam em camas separadas.Logo, descobriram-se apaixonados e Georgia,ordenou que se casassem. Cher gravou duas músicas em estúdio,sendo backing vocal em uma delas, pelo pseudônimo de "Bonie Jo Manson".Não fizeram sucesso. Mas os esforços não cessaram.Phil Spector decidiu então unir Sonny e Cher e formar então nesse tempo a dupla Caesar & Cleo", nome que durou só até o primeiro álbum,de tiragem limitada.
O primeiro álbum como Sonny & Cher, entitulado Look At Us teve um estrondoso sucesso, sendo Sonny & Cher os primeiros a conseguirem tirar os The Beatles das paradas de sucesso com I Got You Babe, tida até hoje como Hino dos Apaixonados de todo o mundo, seguida por "Baby Don't Go" e "The Beat Goes On".Logo logo, a carreira dos dois pombinhos se resumiria á uma agenda repleta de shows, apariçôes na tv, e outros sucessos subsequentes, além de influencia de estilo. "Nós já nos vestiamos como hippies enquanto os Beatles ainda usavam terninho" - disse Cher uma vez. Além do mais,a calça-boca-de-sino, foi criada e patentiada por Cher. Enquanto tinha a dupla, Cher também seguia a carreira solo, desde 1965 (esse lado da profissão era mais levado no segundo plano) lançando discos com musicas cantadas exclusivamente por ela,e com algumas letras de Sonny.Em 1969, em meio ás gravações de Chastity onde protagoniza uma garota com um misterioso passado, Cher teve sua filha, batizada com o mesmo nome do filme, hoje Chaz.
Cher e Chastity

O Casal e a TV

The Sonny & Cher Show tv show photo

Ninguém era capaz de imaginar que a garota aérea, inocente e distraída que Cher aparentava ser nos shows, ganharia com seu marido, um programa de TV no começo dos anos 70, quando a vida musical do casal estava em baixa.A imagem Sonny & Cher tornou-se careta em uma época que consumia cada vez mais o rock psicodélico e temas como o sexo explícito e o uso de entorpecentes.Por essa razão, o casal migrou para a tv. O "The Sonny&Cher Comedy Hour" foi um sucesso e um marco na hstória da TV americana até hoje,trazendo o tipo de "humor da vida de casados". Porém, fora da tv, a vida do casal virou um inferno.

Cher... e Cher


Em 1974 o casamento ruiu,levando junto o programa,a dupla e a idéia de "casal perfeito". A própria Cher explica-nos o porquê: "Quando ficou famoso, Sonny se tornou um mulherengo... eu confiava muito nele e era fiel.Pensei em me jogar da sacada de um hotel. Depois, parei e pensei: 'Não, eu vou deixá-lo.Acho que na tentativa de eu mudar de ideia,e le me disse: 'Se você me deixar, o país vai te odiar.As pessoas me perguntam se eu deixei Sonny por outro homem. Eu as digo que não, eu o deixei por outra mulher — eu."

Mas logo Cher ganha um programa só dela, criando memoráveis personagens cômicos,como Laverne, iniciando sua parceria com Bob Mackie,seu estilista exclusivo até os dias atuais(o programa também foi um marco na luta feminina á favor dos direitos iguais e junto com isso,Cher tornou-se a primeira mulher a mostrar o umbigo na tv).Três dias após a separação, casa-se novamente,agora com Gregg Allman.Do casamento, que durou pouco devido ao vicio do marido, que Cher não admitia, nasceu Elijah Blue Allman.
Com tudo isso, Cher ainda tinha sua carreira musical em constante sucesso, dividndo palco com The Jacksons Five, Tina Turner, David Bowie,Elton John, entre outros.
.Os hits dos anos 70 são Half Breed, Gypsies Tramps And Thieves, Dark Lady e Take me Home, que leva o mesmo nome do álbum, considerado o marco inicial da Era Disco.É verdade que um tempo Cher,por causa de um contrato,teve que se afastar de tudo:Música,Show,Televisão.Desempregada,porém CHER, trabalhou como modelo.E deu muito certo!

Cher e Michael Jackson



Cher e Gregg

Cher,Chastity e Elijah

Cinema, escândalo, e Rock'n Roll!





Anos 60 foi a música, anos 70 foi a televisão e nos anos 80 foi a vez de Cher cair de vez nas graças do cinema, participando de 6 longas em uma só década, um número muito significativo para uma mulher que só havia aparecido em 3 pequenas produções durante 20 anos.Cher contracenou com Winona Rider,Nicolas Cage e Meryl Streep,sendo essa ultima acusada por Cher de ser a grande responsável pelo Óscar e o Golden Globes de melhor atriz ambos ganhos em 1987. Sobre o Óscar, ela citou "Eles riram quando o meu nome apareceu na tela. Eles não estavam mais rindo quando os créditos finais rolaram."

Moonstruck, filme que deu á Cher o Óscar e o Golden Globes




Na música, foi época de Cher também causar frisson.Acompanhando todas essas conquistas, é dessa época também o seu segundo álbum álbum rock,(o primeiro teve a direção de Bon Jovi,com quem teve um affair).O clipe de If I Could Turn Back Time, que a mostra cantando para vários marinheiros em um navio de guerra,vestindo somente botas de cano alto, uma jaqueta em couro e um maiô em V(Cher estava com 43 anos então e seu filho mais novo aparece no video,fazendo parte da banda) foi o primeiro censurado pela MTV,por conta do demasiado apelo sexual pra época,só sendo exibido depois de muitos pedidos e após as 21 horas.Foi nessa época,que cortou seu cabelo eme stilo moicano. São também sucessos dessa época Main Man, I Found Someone, Heart of Stone e Bang Bang, regravação de seu sucesso de 1966.
Click to view full size image

Cher fez poucas aparições públicas no período de 1993 até 1995, salvo por uma colaboração para o cartoon da MTV Beavis and Butt-Head, na qual fez uma versão roqueira de "I Got You Babe". A cantora também fez aparições nos filmes O Jogador, 1992 e Prêt-à-Porter ,1994. Durante essa época, a publicação de factóides sobre sua vida pessoal tomou contornos enfáticos. Foi publicado que ela havia sucumbido ao próprio sucesso e entrado em princípio de depressão. No final de 1994, Cher se reclusou da mídia em uma viagem para a França, onde escreveu o álbum de rock alternativo Not.com.mercial . As letras eram auto-biográficas e continham um impactante cunho realista, tratando de temas obscuros como o recente suicídio de Kurt Cobain e memórias perturbadoras de sua infância. O disco foi recusado pelos executivos da Warner Bros, que alegaram que o estilo das músicas não era comercial.O lançamento ocorreu de forma independente em 2000 através de seu site oficial. Em uma resenha online, a revista Rolling Stone descreveu "Fit to Fly", uma faixa do álbum, como "a melhor música de Cher de todos os tempos". A canção foi um tributo de Cher aos veteranos americanos da guerra, fazendo também de Not.com.ercial, o álbum físico mais vendido da história da internet, com um milhão de cópias.


Do You Believe?


Em 1998, morre seu ex-marido e parceiro musical Sonny Bono,num acidente de ski.Cher, que estava na Europa, voltou assim que sua filha ligou informando-a.



Cher no Funeral de Sonny Bono.

Mas como uma fênix,Cher renasceu das cinzas,lançando Believe, a música que mais marcou os anos 90 .Além da turnê para do album Believe, entitulada "Do You Believe?Tour" Cher começou em 2002 uma outra turnê, que ela pretendia ser a ultima, a "Living Proof: The Farewell Tour" do álbum Living Proof, (a polemica turnê que ela chama Britney e JLo de cadelas.Processar Cher,mas perderam) que lhe rendeu mais duas músicas na posição #1 da Bilboard.Nao era pra durar mais que poucos meses, e no entanto, se estendeu até 2005.


Cher Hoje

Cher finaliza o seu contrato de 3 anos de shows para o Caesars Palace em Las Vegas,onde revive toda sua trajetória e faz 17 trocas de roupas (lê-se roupa,acessórios,sapato,peruca e cenário), criadas ainda por Bob Mackie enquanto prepara seu vigésimo oitavo CD e uma possível volta aos palcos. Que também não seja a última certo?




No fim de 2010, Cher ganhou sua estrela na Calçada da Fama (embora ainda exija sua estrela e de Sonny na Rock and Roll Hall of Fame)


Chaz Bono Singer/actress Cher and Chaz Bono pose as Cher is immortalized with hand and footprint ceremony at Grauman's Chinese Theatre on November 18, 2010 in Hollywood, California.
Cher e Chaz,depois da cirurgia de troca de sexo.


Cher e sua mãe Georgia.

Ainda em 2010, subiu ao palco do VMA para entregar pessoalmente o grande prêmio
da noite á Lady GaGa. Cher foi ao envento com o mesmo maiô usado á quase 20 anos atrás, para lembrar que nao esqueceu da MTV ter censurado seu clipe em 89, e que também,hoje, cantoras fazem muito pior que ela e nem por isso são barradas.De qualquer forma,pra bem o pra mau, nisso ela também foi a primeira. Por esse feito,ganhou o premio de "Mulher do Ano" de 2010, e "Mulher mais Solidária do Mundo", entregue por soldados americanso. Cher financiou a produção de equipamentos de proteção para soldados de guerra.




E para completar, Cher começou bem o ano de 2011. Foi a vencedora do Golden Globes na categoria "Melhor Canção Original" por You Haven't Seen The Last Of Me, (de Burlesque, filme recém estrelado por ela)canção que também está na primeira posição da Billboard Dance.




Com isso,ela começa mais uma década de sucesso,como se fosse a primeira. Más é claro, se não fosse a única mulher a ter ao menos um síngle em cada uma das últimas 6 últimas décadas. E não demonstra nenhum interesse em se aposentar.


Todos esses quase 50 anos da "Ultimate Diva", foram regados de muito talento,sucesso, resumindo os 17 filmes, 21 álbuns de estúdio,76 singles, muitos figurinos,muitos namorados (Tom Cruise,Gene Simons e Richie Sambora que o digam), dedadas na politica americana,trabalhos humanitários (e porque não animais,visto que todos os gastos dos elefantes do Zoológico de L.A. é ela quem paga?) ,uma legião de fãs e um amor inabalável pelo que faz.
E agora, quando alguém se referir á ela, ou até mesmo você, por DIVA, sabe perfeitamente que não é exagero.É quase modéstia!




Viva Diva Cher!



Por: Chéri


@SirChéri

5 comentários:

  1. *Aplausos*[2]
    o texto, as fotos, a estrutura, o tema... tudo lindo! \o/

    ResponderExcluir
  2. *aplausos* A-D-O-R-E-I. Rafa, ta tudo lindo mesmoo.. amei

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, ótimo artigo. Gostei muito, está tudo super bem estruturado, sem falar que a foto da CHER quando era criança é uma raridade! ^_^

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo. Cara, parabéns. Muito bom!
    ~ muitos aplausos ~

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...